3 TENDÊNCIAS DO MARKETING DIGITAL PARA 2020
Chegou a hora de pensar nos investimentos e planejar como será este novo ano. Com isso, temos que fazer várias escolhas de quais canais utilizar, quais investir mais, repensar onde meu público está, tem algo novo chegando? Para te ajudar, trouxemos insights sobre as 3 principais tendências para o marketing digital em 2020.
A hora e a vez da voz!
Sim. 2019 foi o ano do Podcast no Brasil. Segundo uma pesquisa da Volt data Lab, a produção dos 100 principais podcasts brasileiros cresceu em 200 vezes desde 2005. É indiscutivelmente um canal que se solidificou em 2019. Dentre os ouvintes no Brasil, 25% tendem a consumir mais de uma hora de programas em áudio por dia.
Além deste canal, não podemos deixar de comentar o crescimento do uso das assistentes de voz para pesquisas: 31% dos usuários de smartphones ao redor do mundo usam pesquisa de voz pelo menos uma vez por semana. O seu site está aparecendo nas pesquisas de voz? 80% das respostas que um assistente virtual dá estão nas três primeiras respostas orgânicas dos buscadores. Por isso, otimize o seu site: SEO, URLs, certifique-se que seu site é seguro (possui HTTPS), crie página de perguntas frequentes e certifique-se de ter parágrafos sucintos de até 350 caracteres.
Dica prática: Segundo uma pesquisa realizada pela Moz, 22% das buscas acontecem para confirmar informações. Então, verifique se suas informações no Google Business estão atualizadas (endereço, horários etc) para que seu cliente tenha uma boa experiência ao realizar esta pesquisa por voz.
Marketing Humanizado
Se tem uma palavra que quem estava presente no RD Summit 2019 (maior evento de marketing da América Latina) ouviu, essa palavra foi humanização. Lembre-se: você está falando com pessoas e elas estão atentas aos sentidos, acontecimentos atuais e mais conscientes.
Neste evento, Liliane Ferrari mencionou: “As pessoas esquecem tudo, mas não esquecem quando você provoca uma emoção para elas”. Basta observarmos as principais marcas nas mídias sociais: quem nunca viu algo legal que alguém recebeu do Nubank? Ou uma reposta e/ou comentário engraçadíssimo da Netflix? As pessoas querem viver experiências, querem verdades.
Um exemplo desta humanização foi o vídeo criado pela Volkswagen de despedida da Kombi. Veja abaixo:
Ainda no RD Summit, Gary Vee disse: “Se vocês estão tentando dar um nocaute o tempo todo, as pessoas vão aprender a desviar”. Não dê nocaute o tempo todo. Faça com que o seu cliente se sinta especial e que você se preocupa com a dor dele. Pense em seus clientes como pessoas e não como uma “massa”.
Vídeos
Os vídeos vieram para ficar! Basta ver o tanto que os canais estão focados para otimizar a experiência com vídeos: IGTV, stories, Webinar, etc. Se eles já eram tendência nos últimos anos, se você ainda não o faz, em 2020 ficará para trás.
Já falamos de humanização como tendência e mesclando com o vídeo temos a live, que é algo que te aproximará do cliente, pois ele pode participar em tempo real daquela interação. Programe-se: Faça teasers convidando a sua audiência e que eles possam sugerir perguntas e até mesmo participações.
Além de vídeos para o Youtube, crie vídeos para o IGTV, stories e feed, mas lembre-se de adaptar seus conteúdos para cada plataforma.
Para ficarmos de olho: Se estamos falando em tendências em vídeos, não podemos deixar de falar do Tik Tok, aplicativo que vem crescendo nos últimos anos e que é grande aposta para 2020. A sua tecnologia é baseada em Inteligência artificial avançada, que proporciona uma experiência muito legal para os usuários. Hoje, 64% desta rede social é formada por pessoas de 14 a 21 anos, mas todos devemos ficar atentos a esta evolução, pois tem crescido bastante e já temos influenciadores e grandes marcas no app.
Planeje e pratique!
2020 promete por aqui e para você? Planejar e saber aonde quer chegar é fundamental, porém, pratique! Para o marketing digital ajudar a sua empresa crescer, você precisa colocar em prática as tendências e boas práticas.
Desejamos que o seu 2020 seja rico e próspero.