6 estratégias para advogados e escritórios de advocacia captarem e se relacionarem com clientes no âmbito digital
O digital chegou para ficar, isso é fato! Mas como advogados e escritórios de advocacia podem tirar o máximo proveito de uma estratégia digital eficiente para chegarem até seus clientes?
Muitos advogados ainda sentem dificuldades de se exporem em lives ou vídeos informativos. Outros ficam receosos com a possibilidade de desrespeitar princípios do Código de Ética e cometerem algum deslize na conduta esperada da profissão. Mesmo com a descrição do Provimento nº 94/2000, que autoriza a publicidade informativa (de conteúdos), esse receio ainda existe. E alguns dizem: “preciso cuidar do negócio e não tenho tempo de gerenciar os canais digitais. Exige muito!”
De acordo com artigo publicado na Conjur/2020, “quando falamos de marketing jurídico, não estamos nos referindo somente às ações em redes sociais, mas sim de uma gama de ações possíveis e coordenadas dentro de uma estrutura planejada, com objetivos claros para alcançar resultados mensuráveis.”
Concordamos com tudo isso!
Nosso intuito com esse artigo é criar um roadmap de atuação digital, para facilitar o entendimento daqueles que desejam avançar nas potencialidades do marketing de conteúdos e relacionamento.
Estratégia 1 – Quem é o seu público e aonde ele se encontra?
Nesta etapa, sugerimos que você faça o exercício de entender com quem você conversa. Qual a faixa etária? Aonde mora? Aonde trabalha? Quais as suas características pessoais e profissionais? Quais as principais dificuldades enfrentadas que os farão de procurar? E que tipo de soluções estão buscando? Liste em tópicos, pois assim você já terá construído uma etapa de editorias de conteúdos para os seus potenciais clientes.
Estratégia 2 – Quais são os canais de comunicação que os potenciais clientes se encontram (tanto existentes quanto novos)?
Whatsapp, E-mail, LinkedIn, Instagram, Facebook, Google, sites específicos de notícias e outros.
Após você descrever aonde essas pessoas estão, comece a escolher quais canais você deseja usar para se relacionar.
Lembrete importante 1: cada canal vai exigir um foco e atuação consistente. Então, é importante que você defina bem quais os canais consegue abranger.
Lembrete importante 2: muitas vezes o advogado sócio do escritório ou seus especialistas vão representar mais fortemente a conexão com o mercado do que o próprio escritório. Sendo assim, ao pensar nos canais, avalie se faz mais sentido atuar como empresa, como perfil pessoal/profissional ou com ambos, dependendo também da dedicação que poderá dar às redes sociais.
Estratégia 3 – Captar é diferente de relacionar!
A estratégia de Inbound Marketing nos possibilita traçar uma linha de jornada do cliente do início ao fim e iniciar pontos de contato, que vão sendo amadurecidos a cada nova interação. Funciona como um namoro mesmo. Primeiro o potencial cliente te conhece. Depois vai interagindo com o seu negócio, gerando referências, entusiasmo, solução dos problemas que tinha, até perceber que precisa dos seus serviços.
- Captar é quando você utiliza canais digitais para expor as suas ideias e conhecimentos, gerar informação de valor e atrair pessoas para interagir com você.
- Converter é quando você cria oportunidades de conhecer seu potencial cliente, de forma que ele deixe algum contato para você, em troca de materiais relevantes que solucionem os problemas dele. Pode ser um ebook, um webinário, uma aula gravada etc.
- Relacionar é quando você já possui o contato da pessoa (seja ela alguém que acabou de te conhecer ou um cliente existente). Nesse caso, você continua gerando informações e pontos de contato de valor, que fazem total diferença na vida da pessoa.
Estratégia 4 – Como interagir e obter sucesso?
Conhecimento é a alma do negócio, já dizia o ditado. Na advocacia, esse lema torna-se ainda mais importante. Hoje em dia, até um paciente que vai visitar um médico já chega na consulta com um conhecimento prévio da sua doença e dos possíveis caminhos a tomar. Assim acontece com nossos clientes. Eles vão buscar na internet informações relevantes para solucionar os seus problemas. Se você estiver no canal certo, na hora certa e com um tema de relevância, logo será percebido e, com o tempo, se tornará referencia nas pesquisas dele.
É importante criar um calendário editorial com a descrição dos temas que serão tratados, as datas e em qual formato. Por exemplo: serão Posts? Artigos no seu site? Reposts de outras revistas e jornais? Videos? Gravação de aulas? Lives? Descrição de cases e resultados? Avalie o que faz sentido para o seu público. Vá testando e logo você encontrará métricas que te ajudarão a trilhar os melhores caminhos.
Estratégia 5 – Como saber se estou obtendo êxito?
Primeiro é preciso definir o que é êxito! Muitas expectativas são tão elevadas que é necessário um plano gigante para atingi-las. Por isso, sugerimos um passo de cada vez. Qual o seu primeiro objetivo? Se deseja iniciar uma comunicação nas mídias sociais, o seu roteiro deve ser direcionado para isso. Inclusive, pode ser relevante você ter um profissional interno do escritório ou uma agência de marketing parceira para te ajudar a operacionalizar o plano, já que demanda muitos esforços diários. E constância e consistência na estratégia é a chave para o sucesso.
Coloque um prazo para você atingir o seu primeiro objetivo e, depois, parta para o segundo.
Estratégia 6 – Inove!
É possível, sim, inovar na área jurídica. Nesta fase de pandemia, veja quanta coisa mudou e se movimentou! Aqui na ACT temos visto muitos cases legais.
E são as métricas disponíveis em todos os canais digitais que vão te ajudar a mensurar tudo e acompanhar a evolução.
Em artigo publicado pelo Jota, seu autor, Carlos Harten, fala sobre o tema Liderança da Law Harvard School. O texto aponta que os escritórios que prosperam são aqueles que têm estratégias para criar um diferencial competitivo e que isso tem se tornado cada vez mais importante nas áreas de gestão, transformação digital e gestão de pessoas.
Para ilustrar melhor este artigo, confira o perfil da empreendedora e advogada sênior Renata Vilela, nosso case de sucesso que mostra uma atuação estratégica de resultados nas mídias sociais.
Enfim, a presença digital continuará se incorporando naturalmente na rotina e vida profissional. O grande desafio será continuar mantendo uma comunicação eficiente, consistente e humanizada, para se diferenciar e distinguir cada vez mais no mercado presencial e digital.