Como o Google Ads pode contribuir para gerar novos negócios e clientes?
Quando se fala em divulgação de marca e produto na internet é comum pensarmos diretamente no Google e nas principais redes sociais. Afinal, o Google é o buscador mais utilizado do mundo e as redes sociais hoje são as principais ferramentas de interação da grande rede.
Porém, uma boa divulgação atualmente depende de um conjunto de ações para ser bem sucedida: textos com SEO, sites responsivos, conteúdos relevantes e ferramentas exclusivas para anúncio como o Google Ads.
É exatamente sobre o Google Ads que falaremos neste post: o que é? Como funciona? Como é possível melhorar a performance com a ferramenta? Tudo isso a seguir. Continue com a gente e confira.
Boa leitura!
O que é o Google Ads e como funciona?
O Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google, sendo a mais famosa e utilizada no mundo. Com ela, você consegue criar o próprio anúncio e escolher o tipo de segmentação para exibição.
A grande vantagem do Google Ads é que o seu anúncio pode aparecer em diferentes plataformas do Google, como o site de buscas, Youtube, Play Store etc. Tudo de acordo com o público-alvo que você mesmo define.
Como o Google Ads pode contribuir para gerar novos negócios e clientes?
O Google Ads é capaz de aumentar a visibilidade dos seus produtos e serviços e fazer com que a sua marca seja vista por bilhões de pessoas na internet. Não importa o tamanho da sua empresa ou o tempo aplicado na fabricação do seu produto, basta você investir um valor em campanhas de mídia e divulgar seus anúncios.
Dessa forma, você consegue alcançar boas colocações no buscador e se posicionar a frente dos concorrentes, atraindo um número interessante de leads e aumentando as chances de novos negócios para a sua empresa.
Mas, é importante entender que o Google Ads não faz milagres. Investir em anúncios é uma boa estratégia, mas para colher bons frutos você precisa fazê-lo de forma correta. Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer o seu público-alvo.
Além disso, para que seus anúncios entreguem os resultados, é indispensável levar em conta os seguintes pontos:
- definição do tipo de abordagem do marketing digital: Inbound, Outbound Marketing ou um híbrido dos dois;
- definição de KPI’s ou objetivos de marketing e vendas;
- criação de buyer personas do seu público-alvo;
- trabalho centrado na qualificação de leads.
Como melhorar a sua performance com a ferramenta?
Além dos pontos apresentados, é importante você seguir alguns passos para melhorar a performance do seu negócio no Google Ads. Confira.
Defina palavras-chave inteligentes
As palavras-chave são termos de pesquisa utilizados pelos usuários que buscam a resposta para alguma pergunta. Elas são fundamentais para que o Google distribua os seus anúncios para as pessoas certas.
Por isso é importantíssimo que você conheça o seu público-alvo por completo, assim conseguirá definir palavras-chave inteligentes e que apresentem o resultado esperado.
Não obstante, há de se levar em consideração fatores como dificuldade do termo, custo por clique e volume de busca.
Acompanhe o desempenho das campanhas
Já dissemos, mas é importante repetir: “O Google Ads não é uma ferramenta milagrosa”. Ainda que os anúncios sejam pagos, não caia na armadilha de acreditar que a sua marca aparecerá entre os melhores resultados logo de primeira.
Você deve considerar todos os fatores que apresentamos até aqui, pois eles ajudarão a aumentar a sua visibilidade, porém a tendência é que os bons resultados aconteçam gradativamente.
Por isso, é essencial acompanhar de perto o desempenho das campanhas vigentes, tomando ações antecipadas como reposicionamento ou pausas quando necessário.
Reavalie a sua estratégia
O acompanhamento mais próximo permitirá que você faça os questionamentos corretos em cima da sua campanha. É uma prática importante, que ajudará você a aprimorar a estratégia e ganhar mais expertise sobre o Google Ads.
Caso verifique que os resultados estão muito aquém do esperado, reavalie mudanças dentro da sua estratégia e realinhe de acordo com suas novas análises.
Enfim, não há dúvidas que o Google Ads é uma ferramenta de alto potencial de sucesso e que pode ajudar você a gerar novos leads. No entanto, como toda estratégia, o sucesso do seu anúncio na plataforma dependerá do nível do trabalho de base feito pela sua equipe Marketing.
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