Como usar o Whatsapp business para gerar relacionamento dos clientes com a sua empresa?
Você sabia que o maior aplicativo de mensagens do mundo tem uma versão própria para ajudar as empresas? É o WhatsApp Business, a ferramenta para quem busca melhorar o relacionamento com o cliente e expandir a marca de forma prática.
A versão Business do WhatsApp foi lançada em 2018, surgindo como uma opção perfeita para quem deseja ficar conectado com os clientes, funcionários e fornecedores de maneira rápida e inteligente.
Com a ferramenta, você pode se comunicar de forma instantânea, aumentando a credibilidade da sua marca e promovendo o ganho e a fidelização do público.
São muitas as possibilidades oferecidas por esta versão do aplicativo, e você pode aproveitar ao máximo cada recurso para melhorar a gestão do relacionamento com o cliente de sua empresa.
Quer saber como fazer isso? É a reposta que apresentaremos neste artigo, compilando as principais informações que você precisa saber sobre o WhatsApp Business. Continue lendo e garanta os melhores resultados para a sua empresa.
Boa leitura!
O que é realmente o Whatsapp Business?
A ferramenta WhatsApp foi desenvolvida em 2009 pelos ex-funcionários do Yahoo, Jan Koum e Brian Acton, alcançando rapidamente grande sucesso em todo o mundo. Depois disso, os criadores venderam o software para a equipe do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, por US $ 22 bilhões, fechando assim um “negócio de ouro”.
A partir daí, para rentabilizar a aplicação e melhorar a comunicação entre as empresas e os seus clientes, foi criada uma versão empresarial da ferramenta: WhatsApp Business.
A versão Business funciona de forma parecida com a convencional, até para facilitar a vida dos clientes, porém oferece algumas funcionalidades exclusivas, tais como:
- Perfil de negócios contendo informações relevantes;
- Mensagem automática Resposta mais rápida;
- Catálogo online de produtos ou serviços;
- Definição do horário de atendimento;
- Etiqueta do cliente.
Além disso, o Whatsapp Business apresenta uma mensagem informando se tratar de uma conta comercial, o que já traz maior profissionalismo para a comunicação da sua empresa.
Como utilizar o Whatsapp Business para gerar relacionamentos com os clientes da sua empresa?
Com funções próprias e uma apresentação mais profissional, o Whatsapp Business é uma ótima oportunidade para você melhorar suas vendas e transformar a imagem da sua empresa. Mas, isso só é possível quando você utiliza a ferramenta corretamente.
Confira as nossas dicas.
Defina o horário comercial para atendimento
Você já entrou em contato com alguma empresa que levou muito tempo para responder? Frustrante, não é mesmo? É uma situação que afeta a comunicação com o público e até mesmo reduzir a receita do negócio em longo prazo.
Para evitar esse tipo de contratempo, defina o horário de atendimento e crie respostas automáticas para atender os contatos de forma mais rápida, prática e eficaz, indicando quando a sua empresa está apta para o diálogo.
Preze por uma comunicação com qualidade
Durante o horário de expediente, tente responder com rapidez e gentileza: aceite sugestões, tire dúvidas e mantenha uma conversa cordial. Lembre-se: quando os clientes usam o WhatsApp Business, querem chamar a sua atenção o mais rápido possível e ter uma comunicação com qualidade.
Crie um catálogo com os seus serviços ou produtos
Uma das formas de facilitar as compras dos clientes é apresentar os serviços ou produtos da sua empresa, a fim de que eles possam acessar a qualquer hora e entrar em contato com você.
Caso o cliente queira saber mais detalhes e informações sobre eles, é só anexar imagens e dados na conversa para agilizar a venda e melhorar a comunicação. Faço o melhor uso possível dos diferenciais da ferramenta.
Forneça conteúdos relevantes
Faça do Whatsapp Business um canal estratégico para alimentar o seu cliente com informações relevantes. Mande promoções, dicas práticas, notícias e outros conteúdos que possam agregar valor real ao usuário.
Porém, lembre-se de solicitar esse tipo de comunicação de forma prévia, evitando que a sua empresa seja vista como inconveniente ou algo semelhante.
Organize os seus contatos dentro da plataforma
Como explicado no tópico inicial, com o WhatsApp Business você pode usar tags e marcações para enviar sinais e organizar os contatos. É possível segmentar por categorias como:
- clientes que ainda precisam responder;
- clientes que estão em dívida;
- clientes adimplentes.
Enfim, o WhatsApp Business pode ser muito mais que uma simples ferramenta de comunicação corriqueira. Seguindo as nossas dicas, você pode torná-lo um complemento para as suas estratégias, melhorando seus números de vendas, bem como, fortalecendo o relacionamento com o cliente. As opções para crescimento são inúmeras.
Gostou do artigo? Se precisar de ajuda em estratégias para atração e retenção de clientes, entre em contato conosco. Disponibilizamos os melhores especialistas para ajudar você nos seus objetivos.