Como usar o Whatsapp business para gerar relacionamento dos clientes com a sua empresa?

Você sabia que o maior aplicativo de mensagens do mundo tem uma versão própria para ajudar as empresas? É o WhatsApp Business,  a ferramenta para quem busca melhorar o relacionamento com o cliente e expandir a marca de forma prática.

A versão Business do WhatsApp foi lançada em 2018, surgindo como uma opção perfeita para quem deseja ficar conectado com os clientes, funcionários e fornecedores de maneira rápida e inteligente.

Com a ferramenta, você pode se comunicar de forma instantânea, aumentando a credibilidade da sua marca e promovendo o ganho e a fidelização do público.

São muitas as possibilidades oferecidas por esta versão do aplicativo, e você pode aproveitar ao máximo cada recurso para melhorar a gestão do relacionamento com o cliente de sua empresa.

Quer saber como fazer isso? É a reposta que apresentaremos neste artigo, compilando as principais informações que você precisa saber sobre o WhatsApp Business. Continue lendo e garanta os melhores resultados para a sua empresa.

Boa leitura!

O que é realmente o Whatsapp Business?

A ferramenta WhatsApp foi desenvolvida em 2009 pelos ex-funcionários do Yahoo, Jan Koum e Brian Acton, alcançando rapidamente grande sucesso em todo o mundo. Depois disso, os criadores venderam o software para a equipe do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, por US $ 22 bilhões, fechando assim um “negócio de ouro”.

A partir daí, para rentabilizar a aplicação e melhorar a comunicação entre as empresas e os seus clientes, foi criada uma versão empresarial da ferramenta: WhatsApp Business.

A versão Business funciona de forma parecida com a convencional, até para facilitar a vida dos clientes, porém oferece algumas funcionalidades exclusivas, tais como:

  • Perfil de negócios contendo informações relevantes;
  • Mensagem automática Resposta mais rápida;
  • Catálogo online de produtos ou serviços;
  • Definição do horário de atendimento;
  • Etiqueta do cliente.

Além disso, o Whatsapp Business apresenta uma mensagem informando se tratar de uma conta comercial, o que já traz maior profissionalismo para a comunicação da sua empresa.

Como utilizar o Whatsapp Business para gerar relacionamentos com os clientes da sua empresa?

Com funções próprias e uma apresentação mais profissional, o Whatsapp Business é uma ótima oportunidade para você melhorar suas vendas e transformar a imagem da sua empresa. Mas, isso só é possível quando você utiliza a ferramenta corretamente.

Confira as nossas dicas.

Defina o horário comercial para atendimento

Você já entrou em contato com alguma empresa que levou muito tempo para responder? Frustrante, não é mesmo? É uma situação que afeta a comunicação com o público e até mesmo reduzir a receita do negócio em longo prazo.

Para evitar esse tipo de contratempo, defina o horário de atendimento e crie respostas automáticas para atender os contatos de forma mais rápida, prática e eficaz, indicando quando a sua empresa está apta para o diálogo.

Preze por uma comunicação com qualidade

Durante o horário de expediente, tente responder com rapidez e gentileza: aceite sugestões, tire dúvidas e mantenha uma conversa cordial. Lembre-se: quando os clientes usam o WhatsApp Business, querem chamar a sua atenção o mais rápido possível e ter uma comunicação com qualidade.

Crie um catálogo com os seus serviços ou produtos

Uma das formas de facilitar as compras dos clientes é apresentar os serviços ou produtos da sua empresa, a fim de que eles possam acessar a qualquer hora e entrar em contato com você.

Caso o cliente queira saber mais detalhes e informações sobre eles, é só anexar imagens e dados na conversa para agilizar a venda e melhorar a comunicação. Faço o melhor uso possível dos diferenciais da ferramenta.

Forneça conteúdos relevantes

Faça do Whatsapp Business um canal estratégico para alimentar o seu cliente com informações relevantes. Mande promoções, dicas práticas, notícias e outros conteúdos que possam agregar valor real ao usuário.

Porém, lembre-se de solicitar esse tipo de comunicação de forma prévia, evitando que a sua empresa seja vista como inconveniente ou algo semelhante.

Organize os seus contatos dentro da plataforma

Como explicado no tópico inicial, com o WhatsApp Business você pode usar tags e marcações para enviar sinais e organizar os contatos. É possível segmentar por categorias como:

  • clientes que ainda precisam responder;
  • clientes que estão em dívida;
  • clientes adimplentes.

Enfim, o WhatsApp Business pode ser muito mais que uma simples ferramenta de comunicação corriqueira. Seguindo as nossas dicas, você pode torná-lo um complemento para as suas estratégias, melhorando seus números de vendas, bem como, fortalecendo o relacionamento com o cliente. As opções para crescimento são inúmeras.

Gostou do artigo? Se precisar de ajuda em estratégias para atração e retenção de clientes, entre em contato conosco. Disponibilizamos os melhores especialistas para ajudar você nos seus objetivos.


[E-Book] Direct to consumer: Como usar essa estratégia para gerar mais vendas no e-commerce

Aumente o crescimento da sua empresa

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog


    Seu email estará seguro e não
    enviaremos spam!