Domine o Poder dos Reels

Série: Melhores Práticas para o Instagram

O Reels – Aquele conteúdo curto que funciona

O recurso Reels é uma ótima estratégia de conteúdo para gerar engajamento no instagram e
aumentar o alcance da publicação de forma orgânica na plataforma.

Foi criado para competir com o TikTok, com o objetivo de gravar e editar vídeos curtos,
adicionar músicas, efeitos e deixar os conteúdos muito interessantes e atrativos.

Ao contrário do Stories que desaparecem após 24 horas, os vídeos Reels permanecem no seu
perfil de maneira permanente, assim que são publicados. Além disso, o algoritmo do Instagram
sempre dá uma ajudinha extra ao seu Reels mais recente, para ganhar mais alcance.

Com um nível de interação que ultrapassa em 40% as outras formas de publicações, como
revela um estudo realizado pela Emplifi, é fácil compreender porque esse estilo de conteúdo
está ganhando popularidade entre empresas e usuários.

Essa funcionalidade possibilita a criação de conteúdo mais dinâmico e envolvente para os
seguidores, ao mesmo tempo que permite atingir novas audiências dentro da plataforma.

Atenção para o Engajamento com o Reels

O objetivo principal do Reels é manter as pessoas interessadas, por isso, os vídeos devem ter
entre 15 a 90 segundos no máximo.

Para aumentar os resultados do engajamento, nossa recomendação é a produção de um
conteúdo objetivo e de qualidade, dividido em pequenos segmentos que podem ser
combinados em um vídeo com menos de 30 segundos de duração.

Por outro lado, qualquer arquivo pronto de vídeo enviado ao Instagram com até 15 minutos de
duração é convertido para o formato Reels. É diferente quando você escolhe subir um vídeo
pronto no Instagram, acaba perdendo muitas das possibilidades e recursos disponibilizados
pela própria ferramenta.

Outro ponto importante a salientar é que o Instagram permite impulsionar um conteúdo de
Reels de até 60 segundos no máximo. Então fique de olho para não criar um vídeo longo e
depois não conseguir impulsionar!

Como os Reels são vídeos curtos, as pessoas são mais inclinadas a salvá-los e assistir várias
vezes, o que gera um maior engajamento com o conteúdo e deixa uma impressão duradoura
da sua marca.

Para quem é indicado?

Se você está produzindo conteúdo educativo ou tutoriais curtos, esse recurso oferece várias
oportunidades interessantes.

Dentro dele, é possível incluir texto para esclarecer informações, aplicar filtros e efeitos, e até
mesmo narrar o seu vídeo.

Esse formato é especialmente bacana para vídeos rápidos de “passo a passo”, onde você pode
dar uma ideia básica do processo em apenas algumas etapas.

Muitas marcas aproveitam o Reels para mostrar como funcionam os produtos e as lojas,
compartilhar conteúdo criado pelos próprios usuários e criar tutoriais.

Fica atento ao formato!

Tal como acontece com os Stories, os Reels são visualizados verticalmente, ocupando toda a
tela e sendo reproduzidos em dispositivos móveis. A proporção deve ser de 9:16, com uma
resolução de 1080 por 1920 pixels.

Uma ótima abordagem é gravar e editar diretamente pelo celular, na vertical, para se manter
alinhado com as dimensões recomendadas.

E vale a pena lembrar: centralize as informações do vídeo, para que não haja cortes dos
elementos principais quando ele aparecer no feed e também, ao inserir legenda, esta entrará
no rodapé. As margens de segurança indicadas são: 390 pixels na parte inferior e 250 pixels na
parte superior.

O Reels possui várias funcionalidades legais, como a possibilidade de deixar o vídeo mais
devagar ou mais rápido, colocar filtros, usar áudio, adicionar narração, músicas e outros.
Segundo informações fornecidas pelo Instagram, os vídeos do Reels acumulam mais de 140
bilhões de visualizações diariamente.

Como Criar o Reels na prática:

Para mais informações, veja:

https://help.instagram.com/270447560766967/?helpref=hc_fnav&locale=pt_BR

Vale a pena investir tempo nas melhores práticas!

O Instagram está constantemente buscando ajustar a forma como as pessoas compartilham e
se envolvem com os conteúdos, tudo para prolongar o tempo que passam na plataforma e,
assim, aumentar a sua receita através dos anúncios.

É importante estar sempre por dentro das melhores práticas de produção de conteúdos e
recursos que geram maior alcance e engajamento, para atingir os objetivos do negócio. Caso
você e sua empresa desejem um apoio estratégico para ampliar os resultados, conte com
nossa equipe de especialistas. Fale conosco: https://actagencia.com.br/

Para práticas complementares, indicamos:

Como fazer Reels no Instagram com um vídeo pronto
Como fazer Reels no Instagram | Guia Prático


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