Qual o impacto do Blog na estratégia de visibilidade e crescimento do seu negócio?

O Blog é uma ferramenta altamente estratégica, mas que ainda levanta visões opostas em muitos empreendedores: alguns o enxergam como algo já ultrapassado, já outros entendem se tratar de uma ferramenta muito complexa. Felizmente, ambas as visões estão equivocadas.

A utilização de um Blog nunca foi tão atual e necessária dentro de estratégias de marketing. Além disso, a ferramenta se destaca justamente pela sua facilidade de uso. Em outras palavras: se você busca visibilidade e crescimento, a adoção de um Blog é fundamental.

Para detalhar os benefícios que um Blog pode trazer para a sua marca, preparamos este artigo completo sobre o assunto. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

A relevância do Blog para o site da sua empresa

Antes de entrarmos nas vantagens de contar com um Blog, é preciso esclarecer uma dúvida que já se tornou praticamente uma lenda na internet: Blog e site podem coexistir sim. São ferramentas distintas e igualmente importantes para o seu negócio.

Você deve ter em mente que uma ferramenta não interfere no funcionamento da outra – muito pelo contrário. Um Blog vinculado ao seu site gera mais visibilidade para o seu negócio e ainda potencializa a divulgação da marca para um novo público.

Basicamente, um site que conta com um Blog de apoio atrai mais visitantes na pesquisa orgânica dos buscadores e aumenta consideravelmente as chances de gerar oportunidades de negócio.

Dessa forma, quanto mais conteúdos relevantes no seu blog, maiores são as oportunidades de novas vendas e aumento de lucro para a sua empresa.

Como o Blog ajuda no crescimento do seu negócio?

As empresas conseguem utilizar seus blogs de diversas formas, porém o objetivo final é sempre o mesmo: gerar visibilidade para a marca e contribuir para o crescimento do negócio.

Entenda como a ferramenta consegue isso.

Atraindo tráfego orgânico

Como dito, o Blog é uma das principais ferramentas do Marketing Digital, sendo essencial para atração de tráfego orgânico. É a partir dos textos dentro da plataforma que você aplica técnicas e se destaca nos motores de busca, por exemplo:

  • Palavras-chave;
  • Categorias;
  • Tópicos;
  • SEO.

São detalhes essenciais para que sites como Google, Bing e Yahoo consideram seus conteúdos relevantes e os traguem como destaque nas pesquisas dos usuários.

Direcionando pessoas para o seu site

Como explicado, o Blog é o melhor chamariz para o seu site. Após atrair usuários através de conteúdos relevantes, a ferramenta pode direcioná-los diretamente para o seu site. Com um CTA (Call to Action) bem aplicado, o público já chega ao seu site em ótimas condições de conversão.

Oferecendo os produtos e serviços

Assim como pode direcionar para o seu site, os CTAs do Blog são capazes de enviar o público diretamente para as páginas de venda dos produtos e serviços da sua empresa – sejam LPs ou páginas diretas.

Em outras palavras, você consegue trabalhar a jornada do seu cliente somente pelo blog, distribuindo conteúdos de acordo com o funil de vendas – Topo, Meio e Fundo. Assim, o processo de conversão acontece dentro do Blog e o novo cliente só entra na próxima fase para fechar contrato com algum analista ou realizar a compra.

Aumentando a autoridade da sua marca

Além de serem fundamentais para atrair organicamente o seu público, os conteúdos distribuídos pelo Blog ajudam a aumentar a credibilidade da sua marca, tornando-a referência no setor de atuação.

Conteúdos aprofundados e que agregam valor real ao público fazem com que seu negócio se destaque e se torne autoridade.  Quanto mais sua empresa produzir no blog, maior é a confiança passada para o público.

Empresas B2B se beneficiam extremamente neste ponto, distribuindo conteúdos que englobam temas atuais e técnicos, chamando a atenção de futuros sócios e compradores.

Melhorando o relacionamento com o cliente

Logicamente, se você atrai, ganha a confiança e demonstra autoridade, certamente terá um relacionamento melhor com o seu público, criando uma conexão direta. O trabalho desenvolvido no blog ajuda a conectar você ao cliente e, partir daí, iniciar uma relação consolidada.

Um público-alvo satisfeito com a qualidade de seu conteúdo é também disseminador orgânico de sua marca. Com as opções de compartilhamento no seu blog, os conteúdos que mais se destacam tendem a aparecer nas redes sociais dos leitores e atrair mais gente para os seus canais.

Enfim, através do seu blog você é capaz de expandir, e muito, o reconhecimento da sua empresa no mercado. A ferramenta é um instrumento poderoso no atual cenário tecnológico em que vivemos, sendo primordial para atrair e engajar potenciais clientes de maneira inteligente. Não desperdice o potencial do seu blog.

Caso precise de ajuda na criação de conteúdos ou na montagem de estratégias, pode contar com a ACT Agência. Trabalharemos ao seu lado para conquistar excelentes resultados.


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