A marca é a representação gráfica e visual do negócio. Deve comunicar a missão, propósito e valores na sua essência. E para que seja forte e se torne referencia, é importante que todos os materiais da empresa sigam um padrão de identidade visual.
Quantas vezes nós consumidores olhamos para uma cor ou símbolo e automaticamente já atribuímos a marcas fortes que nos impactaram como consumidores?
O Manual de marca é um Playbook que explica detalhadamente como usar e como não usar a marca, suas cores, combinações e aplicações. É importante também quando outras pessoas como equipes, agências e fornecedores vão utilizar a marca com propósitos diferentes. O manual serve de guia para a sua utilização adequada.
Após definido o logotipo, vamos pensar nos materiais de papelaria para compor o enxoval da marca: cartão de visitas, cartão digital, assinatura de e-mail, timbrado, envelope e outros.
O primeiro passo é o Diagnóstico da sua empresa, entendimento do cenário, personas, mercado e desenho da estratégia de marca.
Nosso designer inicia o trabalho de criação do logotipo, manual de utilização deste e materiais de papelaria, que serão utilizados.
É preciso sentir a essência do negócio, das pessoas que o representam, entender aonde se quer chegar e, somente após este entendimento profundo, partir para o desenho da marca que verdadeiramente represente este propósito.