Como as mídias sociais podem contribuir para gerar novos negócios e clientes?

O Inbound Marketing tem ajudado cada vez mais empresas de diferentes portes a otimizar seus recursos e alcançar ótimos resultados dentro do mundo digital. E dentro dessa estratégia tão importante temos as mídias sociais, ferramentas fundamentais que facilitam a expansão da marca, a atração de novos clientes e a solidificação da marca entre o público-alvo.

Mas, para que essas plataformas sejam verdadeiramente úteis, é preciso conhecê-las adequadamente e entender qual a maneira mais indicada de trabalhá-las dentro de uma estratégia macro.

Se você deseja saber como as mídias sociais podem contribuir para gerar novos negócios e clientes para a sua para o seu negócio, continue lendo e confira o post que preparamos sobre o assunto.

Boa leitura!

Qual a importância das redes sociais para as empresas?

Uma pesquisa recente feita nos Estados Unidos mostrou que 95% dos adultos entre 18 e 34 anos segue alguma marca nas redes sociais. Uma tendência fortemente repetida aqui no Brasil, cujo país é o 2° no ranking de pessoas que mais passam tempo nas redes sociais – ficando atrás apenas do próprio Estados Unidos.

Uma constatação que mostra o quanto essas plataformas são uma excelente oportunidade para as empresas se aproximarem do seu público e interagir por meio de conteúdos de qualidade, interatividade e informações.

Com um trabalho bem desenvolvido nas mídias sociais, o caminho para a atração e a conversão do cliente fica muito mais interessante de ser construído.

Quais os benefícios da presença da sua empresa nas mídias sociais?

Além das pesquisas que mostram a força das mídias sociais atualmente, a importância da sua presença nas plataformas pode ser percebida ao analisarmos os benéficos providos dessa estratégia, por exemplo:

  • Otimização das estratégias de SEO – com o uso de palavras-chave nas postagens das redes sociais você ranqueia melhor a sua empresa e aumenta a presença na internet;
  • Engajamento com os clientes – uma das premissas das mídias sociais é gerar relacionamento direto com os usuários;
  • Construção de autoridade – através das postagens você reforça a autoridade da sua marca no setor de atuação;
  • Maior divulgação – as plataformas sociais são ótimos locais para divulgação de projetos, conteúdos e produtos.
  • Tráfego para o site – você pode inserir links nos social posts para gerar tráfego para o blog ou site.

Como utilizar as redes sociais para a sua empresa?

O poder de alcance das redes sociais já está bastante claro para todos. Porém, quando falamos de Inbound Marketing e atração do cliente, um dos segredos do sucesso é saber qual rede social utilizar para a dentro da sua estratégia.

Para definir, você precisa conhecer não só o seu público, mas também os recursos de cada rede social.

Vamos conferir as 3 principais plataformas?

Instagram

Comparado ao Facebook, o Instagram é uma mídia social relativamente nova, mas certamente é a que mais cresce atualmente. Em todo mundo a plataforma já ultrapassou a marca de 800 milhões de usuários e caminha a passos largos para romper a casa do bilhão.

Uma das principais razões para esse crescimento acelerado é o apelo visual da plataforma. A vontade de “aparecer bonito na foto do Instagram” certamente atrai muitas pessoas.

Mas não só de beleza vive o Instagram. Quando utilizado dentro do Inbound Marketing, ele é capaz de turbinar campanhas, melhorar a presença digital da sua marca e atrair um número considerável de novos usuários.

Todavia, para ser bem sucedido você precisa se atentar a alguns pontos. Confira:

  • Visual do perfil – o Instagram é uma rede visual, então para se destacar você precisa ficar atento às escolhas de layout, cores e outros detalhes que chamem a atenção dos seguidores;
  • Engajar antes de vender – a plataforma é sim um ótimo canal para impulsionar suas vendas, mas sem o engajamento com os usuários elas dificilmente acontecem;
  • Primeiro seguidores, depois clientes – conforme o perfil da sua empresa conquista seguidores, a tendência é que ela também ganhe clientes com o tempo. Mas antes é preciso um trabalho de conversão;
  • Criação de conteúdos – os conteúdos aqui podem apelar para o visual e textos que chamem diretamente para interação;
  • Uso correto das hashtags – as hashtags direcionam as pessoas que pesquisam por assuntos relacionados aos produtos e serviços oferecidos por sua empresa, por isso é importante aplicá-las corretamente em cada conteúdo.

LinkedIn

O LinkedIn é a plataforma conhecida como a “rede social do mundo corporativo”, mas isso não significa que ela não pode ser bem utilizada dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. A mídia social conta atualmente com quase 600 milhões de usuários ativos, sendo 35 milhões só no Brasil.

Ser associada diretamente ao mundo corporativo torna a plataforma uma ótima oportunidade para empresas que trabalham dentro do B2B, tanto para chamar novos parceiros quanto para atrair novos talentos.

Mas, assim como as outras redes sociais, é preciso seguir algumas boas práticas para ter sucesso em estratégias dentro do LinkedIn:

  • Planejamento – por ser uma rede social “mais profissional”, o planejamento aqui deve definir não só as metas, mas também o tipo de abordagem que será feita no perfil da empresa;
  • Criação de conteúdo – O LinkedIn reúne muitos usuários qualificados, sendo que não é o local adequado para postagens descontraídas, e sim para posts mais profissionais e direcionados.
  • Uso de ferramentas – Assim como acontece com o Facebook, o LinkedIn também conta com algumas ferramentas interessantes para realizar a divulgação de sua marca e fazer a captação de leads.

Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo e já ultrapassa a marca de 2 bilhões de perfis ativos. O Brasil está entre os países que mais utilizam a plataforma, tendo mais de 100 milhões de usuários, só ficando atrás dos Estados Unidos e da Índia.

No início, a rede social era voltada mais para a interação entre pessoas. Porém, com o passar do tempo e mudanças significativas ela se tornou um ótimo chamariz para empresas. O empreendedor que utiliza a plataforma com eficiência consegue dar mais visibilidade para sua marca, aumentar o tráfego do seu site e impulsionar suas vendas.

Mas, para conseguir bons resultados com o Facebook é preciso seguir algumas boas práticas, tais como:

  • Montar um planejamento – definir metas, objetivos e criar um cronograma de ações;
  • Criar conteúdos de qualidade – é importante não se limitar a conteúdos que estejam relacionados à marca e a suas soluções, vale a pena diversificar para engajar;
  • Utilizar as ferramentas disponíveis – as ferramentas ajudam você a conhecer o perfil e as preferências do público-alvo e impulsionar as campanhas de marketing na rede social;
  • Investir em promoções –  com o Facebook ADS, por exemplo, você faz uma segmentação de público-alvo avançada, considerando gênero, idade e localização. Atenção: é preciso definir a estratégia e meta dos seus anúncios dentro do gerenciador.

Independentemente da rede social escolhida para trabalhar dentro da sua estratégia de Inbound Marketing, é importante investir em anúncios dentro das plataformas.

Em razão do crescimento de público, essas mídias sociais se tornaram muito disputadas e acabaram criando medidas para segmentar a entrega de conteúdos. O Instagram, por exemplo, atualmente só entrega as postagens para 2% do seu público de maneira orgânica.

Ao anunciar você rompe essa limitação de entrega, tem o privilégio de escolher o público a ser impactado e consegue mensurar o tamanho do alcance de cada postagem.

Uma última dica é sobre a instalação do “Pixel” das mídias sociais no site. Com essa ferramenta você passa a avaliar a eficácia das postagens dentro das plataformas e analisa quais estão direcionando mais leads para a sua página.

Enfim, não há dúvidas que as mídias sociais são ótimas ferramentas de atração que podem ser utilizadas por sua empresa. Seguindo as nossas dicas e entendendo as características de cada plataforma, você certamente conseguirá atrair o público, iniciar novos negócios e conquistar a autoridade que toda marca precisa.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida sobre como utilizar as redes sociais no Inbound Marketing? Deixe o seu comentário ou fale com nossos consultores.


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