Como o Inbound Marketing consegue gerar leads para a sua empresa?

O Inbound Marketing é dividido em 5 etapas, com cada uma cumprindo um papel crucial para a geração de leads e apoio no fechamento de vendas para a sua empresa.

Conheça cada etapa.

1. Atração

Aqui é o ponto inicial, o momento em que você cria conteúdos relevantes baseado na persona do seu negócio e a atrai de forma natural. A atração, como o nome pressupõe, é a etapa em que você traz os leads até você.

Com conteúdos bem produzidos e utilizando técnicas de SEO, você se torna uma das principais opções nas pesquisas do lead nos buscadores da internet.

2. Conversão

Após atrair o usuário com conteúdos de valor, você entra na segunda etapa: conversão. Aqui é quando começa a solidificação do relacionamento, com a sua marca oferecendo algum benefício em troca de informações para que o lead se torne base da sua empresa.

O benefício pode ser desde materiais mais apurados, como e-books ou infográficos, até inscrições em newsletters a fim de deixar o usuário sempre bem informado com assuntos relacionados.

3. Relacionamento

Ao deixar os dados, o lead dá sinais de que começou a confiar na sua empresa. Não significa ainda que ele está preparado para realizar a compra, mas sim que está aberto a iniciar um relacionamento mais longo com a sua marca.

O fortalecimento dessa relação se dá com a tão falada “nutrição do lead”. Com recursos como o e-mail marketing, você mantém o usuário bem informado sobre a sua empresa sem que ele precise acessar os seus canais diariamente. Basicamente, você o prepara para o momento da venda.

4. Venda

Com uma confiança estabelecida e o lead devidamente nutrido dentro das etapas anteriores, você finalmente pode direcioná-lo para o processo de venda. Mas é importante que o trabalho de base tenha sido realizado corretamente, para que o fechamento da venda seja mais um estágio orgânico dentro da jornada.

O contato para o acordo comercial pode ser feito diretamente por propostas no e-mail marketing, direcionamentos de landing page, promoções nas redes sociais ou contato do vendedor.

5. Monitoramento

O que é não medido, não é melhorado. E no Inbound Marketing essa ideia é levada a sério, tanto que o monitoramento é a última das etapas na geração e conversão dos leads. Mesmo após a venda é essencial continuar acompanhando o movimento do lead em relação a sua empresa, afinal a ideia principal é construir uma relação duradoura.

A boa notícia é que as próprias ferramentas de automação de marketing permitem que você monitore o cliente e saiba informações como:

  • Leads efetivamente engajados;
  • Recorrência de compra;
  • Aberturas de campanhas de e-mails e conversões;
  • Visitas e conversões no site ou blog;
  • Alcance de postagens.

Na prática, como começar?

Você quer dar um próximo passo na prática, então vamos lá! Comece entendendo os números atuais. Você pode criar uma planilha no excel e visualizar seu funil funil de vendas atual. Qual o número de visitantes do seu site? Quantos contatos são gerados pelo site por meio dos formulários de contato? E quantos clientes efetivamente fecham?

Com esta planilha em mãos, seguindo de forma evolutiva, dos últimos 6 meses por exemplo, você terá uma ideia de quais etapas precisam de um apoio de marketing para ganhar expansão.

E se você precisar de ajuda, consulte o nosso RX do Marketing e receba o contato do nosso especialista para fazer o diagnóstico da sua empresa e te ajudar a encontrar os pontos de melhorias.

Para você que está começando no mundo digital, contar com uma agência de Marketing Digital pode ser a opção ideal para iniciar uma jornada de bem-sucedida de Inbound Marketing.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida sobre o Inbound Marketing? Deixe o seu comentário.


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