Como as novas ferramentas do Facebook podem interferir no seu negócio?
O Facebook tem lançado novas estratégias para as empresas engajarem ainda mais os seus fãs. Mas, com isso, revelou uma notícia que pode parecer assustadora: apenas 16% dos posts das empresas são vistos pelos seus fãs.
E toda aquela trabalheira que temos ao criar conteúdos relevantes para os nossos clientes?
Especialistas publicaram na TechCrunch, revista americana referência em novas tecnologias, que as empresas só têm a ganhar com as novas estratégias (http://techcrunch.com/2012/02/29/facebook-post-reach-16-friends/). A primeira delas é que o Facebook abriu espaço para que apenas os conteúdos realmente relevantes sejam publicados no timeline dos fãs. Estes são definidos com base no interesse do próprio público alvo.
E você, sabe averiguar se os conteúdos da sua empresa estão chegando até os seus clientes? Descrevemos algumas novas ferramentas de mensuração do Facebook, que são valiosas para te ajudar a testar o interesse dos seus posts. Vamos lá!
Visão Geral
Aqui você pode ver um resumo de desempenho dos últimos 7 dias de sua página, trazendo gráficos sobre curtidas, alcance da publicação e envolvimento das pessoas. É o ponto de partida para a sua empresa verificar como está o retorno diante das estratégias adotadas.
Curtidas e Descurtidas
Além de você poder verificar quantas pessoas curtiram ou deixaram de curtir a sua página, aqui você consegue ver quais os posts estão levando sua página a levantar mais curtidas. É possível identificar quais os assuntos que interessam aos visitantes.
Visibilidade no timeline
Quanto mais curtidas e compartilhamentos uma postagem recebe, maior visibilidade ela ganha no feed de notícias de outras pessoas, o que aumenta o alcance da mensagem postada. Este dado possibilita que você entenda, assim como as curtidas, quais são os posts que estão levando as pessoas a interagirem mais com sua página, auxiliando no desenvolvimento de estratégias e maior engajamento.
De onde vêem os visitantes?
Esta parte mostra de onde estão vindo seus fãns e quais os locais de sua página eles estão visitando. Através destes dados é possível ver quais são as referências externas que estão mais levando fãns para a sua página e quais os locais os visitantes tem maior interesse, se é dos aplicativos, do timeline ou dos anúncios pagos, por exemplo.
Relevância dos posts
Saber a aceitação ou negação do que está sendo postado no Facebook é um termômetro que mostra o que está dando certo ou não no conteúdo divulgado. Esta parte do facebook é fundamental, pois através dela você pode ver o que é mais atrativo para seus fãns e visitante e focar seus esforços no que está dando resultado positivo.
Público alvo alcançado
Saber as características do seu público alvo que está sendo alcançado com a estratégia adotada é fundamental. Através destas informações você pode direcionar melhor seu conteúdo e publicações com informações que sejam relevantes para o público que se espera atingir.
Enfim, o Facebook é sim um canal propício de comunicação com parceiros e clientes, mas ele próprio vem reforçar a ideia que é preciso atuar de forma estratégica.
Como a sua empresa está aplicando todas estas novidades a favor do relacionamento com os clientes? Conte com a ACT para te auxiliar a traçar os planos e atingir o seu público alvo. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso trabalho de consultoria de mídias sociais.