Aplicativos e Games Interativos para Engajar, Promover e Educar
Seja no dia a dia profissional ou nas salas de aula, escolas e empresas têm utilizado cada vez mais a tecnologia dos aplicativos ou games interativos para facilitar os processos de aprendizado, de uma forma divertida e dinâmica.
De acordo com o DigitalBuzz, 48% das pessoas entre 18 e 34 anos checam o Facebook assim que acordam e 28% destas checam também antes de dormir. Ora, se as pessoas estão cada vez mais conectadas, as empresas devem estar atentas a um fato: a crescente utilização de dispositivos móveis está exigindo uma mudança na forma de se relacionar com as pessoas.
É neste nicho que entram os aplicativos interativos: ferramentas que auxiliam as pessoas a realizarem determinada tarefa, podendo ser desenvolvidos no site ou nas mídias sociais. São, normalmente, utilizados por um público jovem, que gosta de autonomia e desafio para se engajar em algum processo.
Para despertarmos a criatividade e lhe ajudar a pensar como tais tecnologias podem favorecer o seu negócio, descrevemos abaixo alguns cases de empresas que estão utilizando de aplicativos interativos para engajar o seu público alvo!
- O game da reforma ortográfica, por exemplo, foi criado pelo complexo educacional FMU e o Livroclip, possibilitando que as novas regras de ortografia sejam aprendidas pelos alunos de forma desafiadora e interativa. Pode ser usado como uma ferramenta entre amigos ou estudantes, sendo que, ao final, aquele que obter maior pontuação no jogo de tabuleiro online, leva o prêmio.
- As promoções para engajar clientes em novas vendas também tem sido foco! A Wizard Rio de Janeiro, pensando em engajar alunos novos e existentes nas matrículas e rematrículas, desenvolveu juntamente com a ACT Agência, um aplicativo no Facebook. A ideia era, de forma interativa, convidar os alunos a responder algumas perguntas, fazerem sua matrícula ou rematrícula e ganharem um brinde . Em 1 mês no ar, o aplicativo aumentou 19,3% o número de fãs na página e 75,8% o alcance de pessoas.
- Outro exemplo é o aplicativo no Facebook da Parmê, uma pizzaria no RJ, que oferece 50% de desconto no rodízio de pizza, sendo que a pessoa escolhe o local, dia e horário para utilizar o desconto. O restaurante além de oferecer a seu cliente a opção que melhor lhe agrada, gera um voucher personalizado com os dados e foto da pessoa.
- Mostrando que não existe restrição de ramo para investir nestas ferramentas, a Candide Brinquedos apostou na criação de games interativos em sua página de Facebook, levando em conta que as crianças também já estão no meio online. Elas são desafiadas a cumprir as etapas do jogo, enquanto interagem com a marca.
Quer investir em aplicativos para sua empresa? Conheça a ACT e conte com nossa ajuda.