10 estratégias de marketing usadas na live da dupla Jorge & Mateus

Depois do sucesso da live do Gustavo Lima, em sua própria casa, durante o isolamento social, a dupla Jorge & Mateus também aderiu a essa tendência, mostrando para o Brasil inteiro a força da internet. O show ao vivo, transmitido pelo Youtube na noite de sábado, 04 de abril, foi a recorde mundial de público numa live, com direito a muita solidariedade! E mais do que isso: a live da dupla sertaneja serve de lição para as empresas neste momento de crise, com muitos insights para o Marketing Digital!
Por isso, preparamos especialmente para você este blog com 10 estratégias de marketing da live da dupla Jorge & Mateus. Com resultados bastante expressivos, este é um grande exemplo e ele serve inspiração para qualquer empresa gerar oportunidades em tempos difíceis.
Mas antes de você descobrir as estratégias de marketing da dupla sertaneja, confira outros resultados expressivos desta transmissão ao vivo:

Dados: g1.globo.com
Agora vamos lá! Acompanhe 10 estratégias de marketing que a sua empresa pode implementar agora mesmo para alavancar resultados.
1 – Crie alternativas viáveis em momentos de crise
A dupla Jorge & Mateus seguiu a tendência de shows/lives ao vivo, transmitidos pelo Youtube, durante a quarentena – uma alternativa que se tornou viável tanto para os artistas quanto para grandes marcas que se associam a eles neste momento de crise.
É ou não é uma forma criativa de manter a “marca” em movimento, mesmo diante a crise que também afetou a área musical, com o cancelamento de inúmeros shows?
Pense nisso! Neste momento, sua empresa pode optar, por exemplo, por webinar, podcast, aulas ou cursos ao vivo, canal do Youtube ou mesmo usar mais os recursos dos stories e live do Instagram.
2 – Tenha um propósito definido
Com muitas arrecadações durante a live, além de ajudar várias pessoas, a dupla Jorge & Mateus associou o caráter de propósito, nesse caso, a solidariedade, a uma das ações de marketing mais inteligentes deste período de isolamento social.
E o coro do Brasil passou a ter uma só voz: a de união! Uma jogada simplesmente fantástica: humana e visionária.
3 – Co-branding: Faça associação com outras marcas
Jorge & Mateus e Brahma: a associação das duas marcas fortes nas peças de divulgação da live é um exemplo de Co-branding, aumentando o valor percebido delas. A live da dupla Jorge & Mateus contou com o patrocínio da Brahma, que aproveitou o momento para lançar a Brahma Duplo Malte, pegando carona com toda essa exposição. Quem não ficou com vontade de experimentar a novidade? Fizemos uma enquete em nosso Instagram (@act.agencia) e 92% dos participantes disseram que ficaram com vontade de experimentar a novidade!
Durante a live da dupla Jorge & Mateus, outras grandes marcas como Claro, Magalu Claro, Rappi e Prolink também apareceram no cenário ou fizeram interações e, assim, todas apareceram para mais de 3 milhões de pessoas. Imagina só a repercussão disso!
Até o Ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta, participou com uma inserção pedindo para as pessoas ficarem em casa, alinhada com a hashtag reforçada pela dupla durante a divulgação do evento on-line: #FiqueEmCasa.
É importante ressaltar que, nesse caso, o anunciante precisa estar alinhado com a proposta da sua marca, despertando o interesse para a sua audiência.
4 – É preciso interagir com o público
A dupla Jorge & Mateus interagiu com o público o tempo todo: antes, durante e depois da live.
Dias antes da transmissão ao vivo, o Instagram oficial da dupla divulgava enquetes para o público escolher o melhor dia do show, além de dizer aos fãs para enviarem seus pedidos de músicas. Teve post pedindo também para o público publicar os momentos assistindo à live.
O público, portanto, foi bastante prestigiado, participando de tudo. Todos esses pedidos eram feitos sempre reforçando o uso das hashtag #LiveJeM #FiqueEmCasa e cante #Comigo
5 – Abuse do Storytelling
Foi com o recurso do Storytelling que a dupla Jorge & Mateus contou o motivo da escolha da garagem como cenário da live. A dupla usou bem o discurso, com histórias que humanizam, se aproximando da sua persona: de quem escuta a sua música.
Veja o exemplo do texto em um dos posts divulgados no Instagram (@jorgeemateus) da dupla sobre a transmissão:
“Em tempos de isolamento e questionamento do futuro, nós queremos voltar para o começo. Aquele lugar que abrigava tantos sonhos. Ali onde os primeiros registros da nossa música ganhavam vida para depois ganhar o Brasil. Aquele começo em que a nossa história cruzou com a sua. Tem hora que bate saudade, aperto no peito. Tem hora que a gente só quer dançar até o dia amanhecer. Cada música desperta um sentimento e chegou a hora de dividir mais memórias com vocês”.
E o que a sua marca tem a dizer ou divulgar? Ao responder essa pergunta, conte sempre, de forma envolvente e diferente, a exemplo da dupla sertaneja!
6 – Mostrar os bastidores humaniza e gera aproximação
Vários posts foram feitos no Instagram oficial da dupla Jorge & Mateus com o intuito de mostrar como eles seguiam com os preparativos, os bastidores, enfim, tudo o que estava rolando, para deixar o público ainda mais envolvido e na expectativa!
Fica a dica: pense em como você pode mostrar o que está “por trás” da sua marca neste momento.
7 – Conte com os Influenciadores digitais para gerar buzz
Muitos artistas e perfis famosos divulgaram a live da dupla Jorge & Mateus antes, durante e pós-show também, gerando buzz desta grande exposição midiática.
Na lista das celebridades falando do “negócio” Jorge & Mateus estavam: Luciano Huck, Luan Santana, Sabrina Sato, Gaby Lady Driver, entre outros, além de perfis como Nazaré Amarga, Gina Indelicada. Isso sem contar com a quantidade infinita de memes gerados!
Você pode identificar alguns micro influenciadores digitais, por exemplo, que tenham a ver com o perfil do seu negócio e formar parcerias com eles. Que tal?
8 – Divulgação é tudo! Faça uma programação de posts
Não adianta nada uma empresa ter uma ação bacana e não divulgá-la, não é mesmo? Então, siga mais um bom exemplo de Jorge & Mateus. Assim que a dupla anuncionou que faria a live, somente na plataforma do Instagram, os cantores ganharam cerca de um milhão de seguidores em 24h. E no Twitter, 16 dos 30 assuntos mais comentados eram relacionados aos músicos. Isso mesmo!
Depois disso, eles fizaram mais de 10 posts só na semana da live, gerando expectativa em toda audiência, sem contar com stories recorrentes sobre o tema. Tudo muito bem planejado.
E você? Como pretende envolver o seu público? Faça um cronograma de posts para isso!
9 – Trabalhe todos os seus canais de comunicação e mídias
Site, Instagram, Youtube.  Enfim, todos os canais oficiais da dupla foram trabalhados ao mesmo tempo. E mais. Para o aquecimento para a live, por exemplo, Jorge & Mateus divulgaram post do tipo: Siga a playlist no Spotify!
Não tenha dúvidas de que o público estava acompanhando tudo de pertinho, seguindo todos os passos que a dupla sugeria, em todos os canais de comunicação.
Reflita: a sua empresa tem usado bem todas as plataformas ou mídias digitais que possui?
10 – Vale a pena investir em vídeos e transmissão ao vivo
Sim. Vale a pena investir em lives e transmissões ao vivo na web ainda mais neste momento de comoção mundial. Essa é a grande lição que ficou da live da dupla Jorge &Mateus!
Como vimos, o resultado são números expressivos que surpreenderam a todos. Ah! E, é claro, que a dupla também fez questão de divulgar os resultados alcançados.
Caso você também tenha acompanhado a live da dupla Jorge & Mateus e tenha tido outras ideias e sacadas de marketing, conta pra gente!
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