Como gerar clientes potenciais para o meu negócio usando o Inbound Marketing?

Independente do seu negócio ser um restaurante, uma imobiliária ou uma escola de idiomas, essa é a pergunta que mais escutamos: como gerar mais pessoas interessadas nos orçamentos? Como aumentar as vendas?

 

Com o Inbound Marketing, o raciocínio é prático, interligado e direto ao ponto. Vamos falar de funil de vendas!

 

O funil de vendas nada mais é do que o acompanhamento das pessoas interessadas em nosso negócio em diferentes estágios da sua jornada de compra. Quando você pesquisa um tênis de corrida, por exemplo, não significa que está pronto para comprar imediatamente. Pode significar que você está em busca das principais novidades e lançamentos das marcas sobre tênis, para no futuro voltar a fazer orçamentos e comprar.

 

Veja abaixo um exemplo do funil de vendas e benchmarking:

Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/blog/metas-do-funil-de-vendas-por-canais/

 

Vamos ver em qual estágio o seu potencial cliente se encontra e como desenhar uma jornada que o atenda?

 

Topo do Funil

” 88% dos consumidores do varejo pesquisam antes de comprar, seja na Internet ou em uma loja local.” TNS

Nesse estágio, quando o usuário faz uma pesquisa no Google sobre tênis de corrida e encontra um conteúdo no site ou Blog explicando, por exemplo, sobre os tipos de pisada e os tênis mais indicados, ele é considerado um visitante para o site (estágio 1 do funil), o qual está começando a descobrir mais informações sobre o assunto. Ou seja muita gente pode estar procurando se informar sobre determinado assunto! Por isso o topo do funil é sempre mais largo.

 

Meio do Funil

Vamos supor que em um dos sites que o usuário está visitando, aparece um teste bem bacana, com algumas perguntas para ele avaliar seu tipo de pisada, corridas preferidas, ritmo e frequência em que corre, há quanto tempo usa seu tênis atual, etc. E, ao final, ele recebe um relatório explicando melhor a co-relação dos tipos de tênis com o seu perfil de corredor! Não seria sensacional? Ah, como ele se sentiria feliz por aprender tanto! Contudo, para ele ter acesso a esse relatório informativo, ele precisaria deixar seus dados. Assim, a sua empresa começa a entender mais desse visitante do site (quem é ele, qual o cargo, idade, perfil, etc) e ele, então, passa para o estágio de lead do negócio, ou seja um visitante interessado que deixou um contato em troca de algo de valor!

Mas, não necessariamente ele ainda está pronto para comprar. Esta etapa do funil já está menos larga do que a anterior.

 

Fundo de funil

“Dos consumidores online, o número que compram online mensalmente já superou as compras em lojas físicas.” PwC

Essa é a terceira etapa, a hora da compra propriamente dita! Daquele montão de visitantes do início, apenas parte deles se converteu, ou seja, teve o interesse em chegar até aqui. Voltando ao nosso exemplo, o usuário já se informou sobre os tipos de tênis, já aprendeu bastante sobre seu perfil de corredor e agora decide que realmente precisa adquirir um tênis novo. Hora de fazer orçamentos e ver qual modelo vai atender melhor dentro do budget que ele possui. Se o site da empresa possui um formulário de orçamento, já pode coletar os dados aqui.

 

Nessa hora, vale a criatividade da empresa para criar landing pages interativas, que vão despertar o interesse no potencial cliente de comprar de você e não do competidor. Podemos trabalhar com promoções, vouchers, parceria, data comemorativa e muito mais.

 

E tem mais!

Um estudo realizado pela Gartner aponta que até 2020 os consumidores irão conseguir administrar 85% de seus relacionamentos com empresas sem qualquer intervenção humana.

 

Isso parece absurdo para você? Mas assim será! Com os softwares de inteligência e automação de marketing, conseguimos segmentar e personalizar a comunicação para um público alvo específico e fazer com que ele percorra toda uma jornada/trilha de conhecimento sobre o produto/serviço, sem falar diretamente com o vendedor. Assim, a equipe comercial pode se dedicar cada vez mais a fechar negócios, uma vez que receberá os contatos mais qualificados do software (aqueles que já estão mais preparados para evoluir para a compra).

 

E você, como tem utilizado o Inbound Marketing para gerar potenciais clientes para a sua empresa? Para conhecer mais sobre como a ACT apoiou a Wizard em toda a sua estratégia digital, acesse o case clicando aqui.

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