Antes de fazer um planejamento estratégico, é necessária uma avaliação criteriosa do negócio e entender as principais dores, expectativas e objetivos de mudança.
O diagnóstico é feito a partir de pesquisas e de uma extensa coleta de dados. Assim conseguimos extrair informações valiosas sobre o mercado, a concorrência, tendências e oportunidades de divulgação e crescimento.
O planejamento estratégico vem na etapa seguinte, com a indicação da estratégia e canais de comunicação para cada etapa do funil de vendas: atração, conversão, vendas e relacionamento.
O acompanhamento das métricas mensais nos permite avaliar a evolução do projeto e ajustar as ações necessárias para obter melhores resultados.
Todo projeto começa com um diagnóstico, entendimento do negócio, das pessoas, do cenário atual, quais os objetivos da empresa com o projeto de marketing e qual o orçamento disponível para traçarmos o planejamento.
Fazemos uma avaliação dos principais canais de comunicação: materiais comerciais, site, mídias sociais, e-mails marketing, campanhas de Google ads, funil de vendas e outros.
Fazemos uma análise do mercado, buscando avaliar as principais tendências e quais ações os competidores diretos e indiretos têm realizado.
Encerrada esta fase, vamos iniciar o planejamento com as recomendações das estratégias de marketing digital dentro do orçamento proposto, visando atingir os objetivos traçados.
Esta fase é importante pois vai funcionar como um ponto de partida para evolução do projeto e resultados mês a mês. Ao iniciar a gestão e operação do projeto mensal, trabalhamos com um relatório mensal, com a descrição dos principais indicadores e pontos focais e acompanhamento dos resultados.
Uma ferramenta que indicamos para os projetos que visam o apoio de marketing para vendas é a utilização do RD Station (inserir link). Com ele podemos compartilhar o dashboard com a área de vendas, para que haja um acompanhamento em tempo real das conversões e comportamento dos consumidores, dentre outros.
Diferenciais do projeto ACT